Cuidados e manutenção

Dicas de cuidado e manutenção para peças de madeira.

Publicado às 29/01/21 23:10

O uso da madeira na construção civil é uma prática milenar. Antes de existir outros materiais como cimento, tijolos e metal, a madeira era na maioria das vezes a única opção de estrutura para erguer moradias. Com o passar o tempo ela deixou de ser somente usada como material de construção para virar item de decoração. Hoje ele traz requinte em móveis, painéis e estruturas como pergolados, em pisos como o deck.

A madeira é um material orgânico, resistente e diverso. Cada espécie traz suas características e densidade. Por isso temos indicação de madeira para cada finalidade que ela for utilizada. Os cuidados são essenciais para durabilidade e para estética e prevenção de danos na peça. Abaixo vamos exemplificar algumas dicas e recomendações de como cuidar da estrutura ou peça de madeira.

Área externa

 Quando você tem móveis e decks e pergolados nessas áreas eles sofrem diretamente a ação da exposição do tempo. Excesso de sol, chuvas, além de estarem mais vulnerais a fungos e pragas. A limpeza dos móveis e pisos é essencial para sempre estar com brilho. Mas deve ser feita apenas com água e sabão neutro, sem agentes químicos pesados que podem danificar a peça e o verniz ou stain.

A manutenção é bem simples, o verniz ou stain é indicado ser reaplicado anualmente, após ser lixada e aplicada a camada do verniz para volta da proteção e brilho a madeira fica como nova. Caso haja mais danos na estrutura, como fendas ou rachaduras nas fibras que compõe a madeira é recomendado uma avaliação com um profissional especializado da nossa equipe para analisar se é necessário somente manutenção ou troca da peça. A madeira naturalmente “trabalha” então alguns ajustes podem precisar ser feitos ao longo dos anos.

A manutenção prevê a troca de até 5% da madeira exposta. Em algumas situações não precisará de troca alguma.

 Já nas áreas internas, o cuidado básico é mínimo, pois não sofre ação do tempo.  A limpeza assim como na área externa somente com água e sabão. Para dar brilho é recomendado o óleo de peroba quando houver necessidade. E não colocar excesso de peso sobre os móveis para não causar demais danos.

A peça de madeira com cuidado e a manutenção adequada perpassa gerações, se tornam objetos de decoração e coleção. E cada vez mais valorizado no mercado imobiliário.  

Gostou das dicas?  Siga nas redes sociais para mais informações.

WhatsApp
Produtos

WhatsApp
Serviços