Como decorar um pergolado?

Dicas de como deixar seu pergolado mais bonito e florido.

Publicado às 07/01/21 21:47

Além de ser uma estrutura para cobrir e ampliar ambientes, o pergolado compõe o charme e elegância do seu lar, destacando o lugar em que está inserido. Você sabia que existem várias formas de deixar o seu pergolado ainda mais belo e aconchegante?

Existe a opção de um pergolado verde e florido. Para isso e preciso analisar o clima, quantidade de luz e sol que seu pergolado recebe para escolher a espécie ideal. A seguir uma lista com algumas espécies de trepadeiras que são plantas que escalam na superfície cobrindo toda estrutura.

Algumas plantas para pergolado recomendadas são: 

  • Hera do cabo: São perfeitas para locais à meia sombra. Possui longos e finos ramos que proporcionam uma cortina de folhagem. Ela se adapta a pequenos espaços, como varandas e sacadas.

  • Tumbérgia-azul: É uma trepadeira que se adapta bem ao sol e à meia sombra e dão flores azuladas durante o ano inteiro. 

  • Primavera: É resistente a diferentes tipos de clima, inclusive a mudanças rápidas de temperatura. Ela cresce se apoiando em outras superfícies, por isso é perfeita para pergolado. Suas flores podem ser brancas, carmim, rosa claro, amarelo e laranja

  • Flor de cera: Florescem o ano todo e necessitam de meia sombra, pois o sol forte pode queimar as folhas. Criam um lindo efeito, graças a suas flores exóticas. 

  • Amor agarradinho: Dá flores brancas e rosas. E ela cresce alta e volumosa, resultando em um efeito incrível. É uma planta que gosta de sol constante. 

  • Alamanda Amarela: Suas flores amarelas florescem durante todo o ano. Pode ser cultivada em espaços menores. Gosta do clima quente e do sol constante. 

  • Jasmim-de-madagascar: É uma trepadeira com flores brancas que gosta de claridade, mas não de sol direto. 

  • Jade: Essa planta gosta de lugares quentes e úmidos, à meia sombra. A jade floresce do fim do inverno ao início da primavera.

  •   Maracujazeiro: Exige bastante sol e adubação periódica para garantir floração abundante (no verão) e frutificação. Cresce com vigor e escala cercas e pérgolas. Curiosidade: com a idade, costuma perder a beleza e requer replantio.

  •   Parreira: Cresce bem depressa e, depois de dois a quatro anos após o plantio, dá frutos. Após a colheita, perde as folhas e aparenta estar morta. Exige sol pleno, em local protegido de ventos fortes, e escala pérgolas resistentes.

Curtiu essa dica?! 

Acompanhe nossas redes sociais para receber mais novidades.

 

 

WhatsApp
Produtos

WhatsApp
Serviços