Como decorar um pergolado?
Dicas de como deixar seu pergolado mais bonito e florido.
Publicado às 07/01/2021, 21:47Além de ser uma estrutura para cobrir e ampliar ambientes, o pergolado compõe o charme e elegância do seu lar, destacando o lugar em que está inserido. Você sabia que existem várias formas de deixar o seu pergolado ainda mais belo e aconchegante?
Existe a opção de um pergolado verde e florido. Para isso e preciso analisar o clima, quantidade de luz e sol que seu pergolado recebe para escolher a espécie ideal. A seguir uma lista com algumas espécies de trepadeiras que são plantas que escalam na superfície cobrindo toda estrutura.
Algumas plantas para pergolado recomendadas são:
-
Hera do cabo: São perfeitas para locais à meia sombra. Possui longos e finos ramos que proporcionam uma cortina de folhagem. Ela se adapta a pequenos espaços, como varandas e sacadas.
-
Tumbérgia-azul: É uma trepadeira que se adapta bem ao sol e à meia sombra e dão flores azuladas durante o ano inteiro.
-
Primavera: É resistente a diferentes tipos de clima, inclusive a mudanças rápidas de temperatura. Ela cresce se apoiando em outras superfícies, por isso é perfeita para pergolado. Suas flores podem ser brancas, carmim, rosa claro, amarelo e laranja
.
-
Flor de cera: Florescem o ano todo e necessitam de meia sombra, pois o sol forte pode queimar as folhas. Criam um lindo efeito, graças a suas flores exóticas.
-
Amor agarradinho: Dá flores brancas e rosas. E ela cresce alta e volumosa, resultando em um efeito incrível. É uma planta que gosta de sol constante.
-
Alamanda Amarela: Suas flores amarelas florescem durante todo o ano. Pode ser cultivada em espaços menores. Gosta do clima quente e do sol constante.
-
Jasmim-de-madagascar: É uma trepadeira com flores brancas que gosta de claridade, mas não de sol direto.
-
Jade: Essa planta gosta de lugares quentes e úmidos, à meia sombra. A jade floresce do fim do inverno ao início da primavera.
-
Maracujazeiro: Exige bastante sol e adubação periódica para garantir floração abundante (no verão) e frutificação. Cresce com vigor e escala cercas e pérgolas. Curiosidade: com a idade, costuma perder a beleza e requer replantio.
-
Parreira: Cresce bem depressa e, depois de dois a quatro anos após o plantio, dá frutos. Após a colheita, perde as folhas e aparenta estar morta. Exige sol pleno, em local protegido de ventos fortes, e escala pérgolas resistentes.
Curtiu essa dica?!
Acompanhe nossas redes sociais para receber mais novidades.